Praia do Rosa: O que fazer?

Cercada por belas paisagens e com uma natureza exuberante, a Praia do Rosa (localizada a 90 quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina), oferece atrações para os mais diversos perfis de visitantes, desde os mais aventureiros até aqueles que procuram apenas um lugar aconchegante para tomar sol e ouvir o barulhinho do mar.

Para mostrar as diversas opções de passeios que a Praia do Rosa reserva nas mais diversas épocas do ano, preparamos um guia com algumas atrações que devem não só conquistá-lo, mas convencê-lo a preparar a viagem para lá agora mesmo. Vamos a elas?

 

 

 

 

Observar as baleias-franca

Durante o inverno, as águas da Praia do Rosa tornam-se mais geladas e atraem visitantes ilustres: as baleias-franca. As fêmeas da espécie procuram o litoral catarinense para procriar e amamentar seus filhotes. Durante sua permanência na Praia do Rosa é possível avistar esses animais da própria praia ou, ainda, em passeios de barco, com o acompanhamento de guias certificados pelo Ibama.

Degustar a gastronomia catarinense

Os turistas que visitam a Praia do Rosa tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia típica do litoral catarinense. Entre os inúmeros restaurantes que podem ser visitados na região, os frutos do mar, com roupagens exóticas e acompanhamentos suculentos são o carro-chefe do cardápio local.

Surfe

Nos meses de inverno, as águas da Praia do Rosa formam ondas mais altas, principalmente no mês de julho, consequência do resfriamento da temperatura, típico para essa área do ano, atraindo uma legião de surfistas.

Dentre as áreas situadas nos arredores da Praia do Rosa, as localidades com as melhores ondas são os cantos Norte e Sul, além das praias de Ferrugem e Silveira, na região de Garopaba. Para aproveitar bem as ondas sem colocar sua saúde em risco é fundamental o uso de roupas de borracha.

Conhecer algumas das lagoas da região

A Praia do Rosa conquista os visitantes não apenas com suas belas faixas de praia. A região possui diversas lagoas, que recebem milhares de turistas todos os anos. Dentre as alternativas locais, as mais frequentadas são a Lagoa do Meio, cuja água salgada é ideal para o banho de crianças e a lagoa de Ibiraquera, perfeita para a prática de Wind e de kitesurf.

Fazer trilhas

Foto Reprodução / Retirada do site demochilaecaneca.com.br

A natureza exuberante e as paisagens de cartão postal da Praia do Rosa tornam possível outra atividade muito popular na região: a prática de trilhas. Entre as opções mais procuradas estão a trilha pelo costão sul, passando pelo Portinho; o Caminho do Rei, de onde é possível apreciar a Baía do Rosa e a Lagoa de Ibiraquera; trilha que vai à Praia da Luz e Barra da Lagoa de Ibiraquera; e a trilha que margeia o Canto Norte, até a Praia Vermelha e o Ouvidor.

Conhecer cidades históricas

A Praia do Rosa permite, ainda, que o visitante conheça cidades históricas, como Laguna e o Farol de Santa Marta, o centro histórico e a vila de pescadores de Garopaba e conhecer ainda pinturas rupestres nas pedras da Barrinha e da Praia da Ferrugem.