Praia do Rosa: Guia de Viagem

Encravada no litoral catarinense e distante cerca de 90 km da capital Florianópolis, a Praia do Rosa encanta os turistas graças às suas belezas naturais. A preocupação com a preservação do meio ambiente, aliás, chama a atenção dos que visitam esse recanto do paraíso: na Praia do Rosa, boa parte das pousadas adota prática sustentáveis, para não agredir o meio ambiente.

Clima

O clima na Praia do Rosa é generoso, e garante que a região receba visitantes durante todo o ano. No verão, o sol e as altas temperaturas da estação mais quente do ano garantem areias lotadas de turistas, à procura de um refresco para o calor ou apenas em busca de uma área para a prática de esportes náuticos.

Durante o outono, quando as temperaturas estão mais amenas, o movimento de visitantes diminui, mas a coloração das árvores e o espetáculo dado pela natureza é um presente aos turistas, que podem aproveitar uma Praia do Rosa mais tranquila, sem o burburinho da alta temporada.

Já no inverno, a Praia do Rosa se converte no destino perfeito para os amantes do surfe. As ondas mais altas e o mar agitado transformam o lugar no paraíso do surf. Além disso, a natureza dá um show à parte, com a chegada das baleias-francas, que podem ser avistadas da praia ou de barco.

Nos meses mais frios, o clima aconchegante dos chalés torna a Praia do Rosa um refúgio romântico e perfeito para quem quer descansar e ouvir ao fundo o barulho do mar.

Destinos

A natureza é o grande cartão de visitas para os turistas que escolhem visitar a Praia do Rosa. Ali, além de se hospedar em algumas das pousadas ou dos chalés aconchegantes, é possível escolher programas que o colocam em contato com o meio ambiente.

Durante uma estadia ali é possível, por exemplo, percorrer a trilha do costão, localizada no canto sul da praia e assistir ao pôr-do-sol, um espetáculo único e que renova as energias depois de uma longa caminhada.

Quem gosta de se exercitar pode, também, percorrer todo o Caminho do Rei. Do topo dessa estrutura é possível apreciar a vista da Bacia do Rosa e a Lagoa de Ibiraquera. O lugar é perfeito para aproveitar os últimos raios de sol e acompanhar a chegada do anoitecer.

Ou, se você deseja explorar as redondezas da Praia do Rosa, é possível visitar áreas próximas, como Ibiraquera, Silveira, Luz, Vermelha e Ouvidor, Barrinha e Ferrugem, D’Água, da Vila e Siriú ou, ainda, Gamboa e Garopaba.

Como chegar

Por ser uma área de muita preservação do meio ambiente, chegar até a Praia do Rosa não é tão simples. O local possui apenas dois acessos para carros: o Rosa Norte e o Rosa Sul, que durante a alta temporada costumam ficar lotados. Por isso, para aproveitar sua viagem e conseguir chegar ao destino programe-se com antecedência.

Ao visitar a Praia do Rosa é importante, ainda, levar a quantia que deseja gastar em dinheiro, pois não há agências bancárias por ali.